FAQ's

DESFRUTA ME.png

1. Comer fruta depois do almoço ou do jantar engorda?

 

NÃO! A fruta fornece a mesma energia, independentemente do momento da refeição em que é ingerida. Na prática, o que contribui para o aumento da massa gorda é o consumo excessivo de energia ao longo do dia, em relação à que gastamos.

2. A laranja com leite faz mal?

 

NÃO! De facto, a adição de alimentos ácidos ao leite pode fazer com que este coalhe. Porém, quer este seja consumido com laranjas ou não, ao chegar ao estômago já vai coalhar naturalmente devido à acidez natural deste órgão. Aliás, a combinação de uma laranja com leite pode revelar-se benéfica, uma vez que, quando se juntam a nível digestivo, a vitamina C (presente na laranja) favorece a absorção de cálcio (presente no leite).

3. Água com limão desintoxica e emagrece?

 

NÃO! Apesar do limão ser rico em vitamina C, que tem propriedades antioxidantes, não significa que a sua ingestão irá desintoxicar o corpo. Para fazer o chamado “detox” ao nosso organismo existem órgãos como o fígado e os rins! Além disso, não emagrece, pois o que nos faz emagrecer é garantir a existência de um défice calórico. O uso do sumo de limão pode ser, porém, uma estratégia para aumentar o consumo de água, na medida em que confere sabor a esta, tornando a sua ingestão mais agradável.

4. Frutose: o novo veneno?

 

NÃO! A frutose é um constituinte do "açúcar normal" que consumimos (sacarose = frutose + glicose). A verdadeira preocupação está no consumo de açúcar nas fontes que implicam um "vazio nutricional como refrigerantes, bolachas, bolos, guloseimas e afins”.
Fonte:Será a frutose um novo veneno? - Life&Style (publico.pt)

5. Qual o benefício de consumir fruta com casca?

 

A casca tem muita fibra, vitaminas e compostos de grande valor nutricional, como os compostos fenólicos. Por ser rica em fibra, o consumo de casca promove um aumento da saciedade, fator que revela ser um grande aliado na gestão de peso.

6. Consumir fruta inteira ou em sumo?

Nos sumos de fruta, grande parte da fibra fica destruída ou perde-se. A par disto, perdem-se também algumas vitaminas (como a vitamina C), que oxidam facilmente em contacto com o ar, caso os sumos não sejam consumidos na hora. De notar também que, para se fazer um sumo, é necessário mais do que uma peça de fruta, o que torna o teor de frutose elevado.

Por estas razões, é preferível consumir a peça de fruta!