Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado pretende dar-te a oportunidade de enriqueceres o teu percurso académico com atividades extracurriculares que vão dar-te oportunidades incríveis.

Não deixes de fazer voluntariado!

Nutrition UP65

transferir.png

O Projeto Nutrition UP 65 pretende reduzir as desigualdades nutricionais na população idosa, bem como aumentar o conhecimento sobre o estado nutricional desta faixa etária.     

Agora podes fazer parte deste projeto!

Após um acompanhamento inicial por profissionais, poderás realizar sessões de educação alimentar independentes em IPSSs, lares, etc., para as quais terás acesso ao material desenvolvido no projeto.

 

Se estás interessado, podes inscrever-te enviando um e-mail com os teus dados (nome completo, ano curricular, número de estudante, e-mail e número de telemóvel) para o endereço aefcnaup.inscricoes@gmail.com

 

Será marcada uma reunião para todos os interessados com a Professora Teresa Amaral, onde irás receber mais informação e onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas.

 

Esta é uma ótima oportunidade, não só para aplicar o conhecimento adquirido ao longo da licenciatura, como também para adquirir e desenvolver novas competências, que te ajudarão a ser um melhor profissional de saúde.

 

Ficamos à tua espera!

VO.U - Associação de Voluntariado Universitário

O funcionamento de cada um dos projetos que compõe a VO.U. só é possível graças ao contributo dos voluntários que mostram interesse em sustentar o seu crescimento e o integram através de um Banco de Voluntariado Universitário.

Sabe sobre as atividades que realizam no site, clicando na imagem, e redes sociais

A VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário tem na sua génese o reconhecimento do múltiplo potencial existente na população universitária que, apesar de todo o entusiasmo, formação, diversidade de aptidões e flexibilidade horária, ainda se encontrava subaproveitado e que seria de extrema importância no combate de muitas carências da nossa sociedade.

 

Missão Tomé

logo - cópia.png

A MISSÃO TOMÉ é uma associação sem fins lucrativos com uma equipa jovem, motivada e multidisciplinar, com a dose de loucura necessária para fazer do mundo um lugar mais bonito, um sorriso de cada vez. 

Atuam na educação para a saúde oral de crianças e jovens e na mudança de comportamento dos turistas.

No caminho para a concretização dos nossos objetivos, precisamos de parceiros que, partilhando da mesma visão, nos queiram acompanhar. Precisam de ti!

Refood

“O Movimento Re-food é alimentado pela boa vontade da comunidade, que assume forma através de práticas comuns e é sustentada pela contínua ativação de recursos.

Estes processos dinâmicos e contínuos trabalham em conjunto para gerar impacto social positivo e significativo para um amplo e diverso espectro de membros da comunidade."

" A ação do Movimento Re-food perdura ao longo do tempo devido a mecanismos internos que garantem a sustentabilidade em três áreas-chave: financeiros, ambientais e sociais.”

Banco Alimentar do Porto

Logo_BA_PORTO-01.png

O Banco Alimentar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. A ação do Banco Alimentar assenta na gratuidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato. 

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta ação, anima a rede disponibilizando informação e meios materiais.

Além disso, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais e efetua, a nível nacional, a repartição de algumas dádivas, criando uma vasta cadeia de solidariedade.

FAP no Bairro

"A FAP no Bairro" é um projeto contínuo da Federação Académica do Porto (FAP) na qual permite a atuação dos estudantes como agentes promotores de harmonia e bem-estar. É objetivo desta iniciativa atrair estudantes do Ensino Superior, onde os mesmos, com um espírito solidário e humanista, tenham uma intervenção social e promovam dinâmicas e interações diferentes junto de crianças e pré-adolescentes dos diferentes centros onde se situa a "FAP no Bairro" (Centro Comunitário Bairro do Carriçal e no Bairro Dr.Nuno Pinheiro Torres).

Diversas atividades são organizadas diariamente, em conjunto com os coordenadores dos respetivos centros, direcionadas para temáticas pertinentes e importantes para que as crianças sejam desde novas sensibilizadas e consciencializadas, como é o caso da importância do seguimento dos seus estudos, Ação Climática, Cultura, entre muitas outras.

Se te enquadras neste perfil de um jovem com espírito solidário, podes inscrever-te online através da Plataforma de Voluntariado da FAP: https://www.voluntariado.fap.pt/pt/voluntarios

HELPO

logo.png

A Associação Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que desempenha a sua atividade desde 2008 em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e

Guiné-Bissau.

Promove o desenvolvimento através da educação e da nutrição através de 101 focos de intervenção! 

Sabe mais sobre esta ONG!

Os solidários 

log_solidarios_2021.png

Os Solidários é um movimento que nasceu de pessoas para pessoas numa altura em que estamos face a pandemia e em que Portugal está a ser especialmente afetado. Este é um movimento que inclui diversos projetos, sendo eles o computador solidário, a cama solidária, a voz solidária e os netos solidários! 

Sabe mais sobre cada um destes projetos!

Vizinho amigo

jcNpl29.png

O Vizinho Amigo é um movimento criado no início da pandemia com o principal objetivo de ajudar populações do grupo de risco nas suas compras diárias, impedindo assim que estas estejam mais sujeitas ao vírus. 

Conhece melhor este projeto!

Just a Change

dccd81_7f79d5b3a811405bae10b716f9db7590_

O Just a Change é uma Associação sem Fins Lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal. Até ao dia de hoje, o Just a Change reconstruiu centenas de casas e instituições, tendo mobilizado milhares de voluntários dentro e fora do país. Junta-te a eles!

Já t'explico

A  Já T’Explico é uma organização de voluntariado de estudantes universitários da Academia do Porto que dá apoio educativo a crianças e jovens, do 5º ao 9º ano de escolaridade, com menos possibilidades financeiras e apoio familiar.A sua missão é uma: pôr os mais pequenos a pensar em grande!

Animais de rua

principal-cor.png

A Associação Animais de Rua compromete-se a promover o bem estar de animais sem lar, esterilizando-os para que não se reproduzam, tratando-os quando estão doentes e alimentando-os. Desta forma, também contribui para a defesa da saúde e salubridade públicas, assim como a segurança e conforto das pessoas!

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

APPACDM Porto

logo-2.png

A APPACDM do Porto - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental é uma associação sem fins lucrativos, de solidariedade social e da iniciativa voluntária de particulares, que apoia pessoas de todas as idades com atraso de desenvolvimento, deficiência intelectual ou incapacidade. 

Tanto nos Centros de Atividades Ocupacionais durante a semana, como nos Lares Residenciais ao fim de semana, o voluntário pode dar um contributo valioso com a sua presença!

ADDIM

“A Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) aprovada pela Portaria nº 778/83, de 23 de Julho que, não tendo fins lucrativos, subsiste por meio de quotas, trabalho voluntário e eventuais donativos monetários ou em géneros."

A ADDIM presta auxílio a mulheres e crianças vítimas de crime e/ou discriminação. Comporta a valência de Centro de Atendimento à Vítima, no qual se disponibiliza apoio jurídico, psicológico e social de forma confidencial e gratuita.”

MOVE

17156105_1380920818620455_30608814999502

A MOVE é uma ONG para o Desenvolvimento que acredita no empreendedorismo como forma de combater a pobreza. A sua missão é auxiliar empreendedores de países em desenvolvimento. Com este objectivo em mente, ajudam a desenvolver projetos de consultoria e formação na área de gestão de negócios, promovendo o empreendedorismo local.

Atualmente contam com projetos em três terrenos: Açores, Timor-Leste e S.Tomé e Príncipe. Estão à procura de jovens empreendedores e ambiciosos, movidos pela inovação e mudança, que estejam preparados para agarrar esta oportunidade única de fazer voluntariado além-fronteiras durante 6 meses.