O papel da Nutrição em tempos de Pandemia

Devido à situação atual em que nos encontramos, as aulas presenciais foram canceladas e com isto, toda a nossa rotina foi alterada. Apesar de tudo estar diferente e de sermos bombardeados com novas notícias a todos os segundos, é essencial mantermo-nos calmos, saber selecionar informação e continuar a promover hábitos de alimentação saudáveis. O estar em casa pode por vezes levar muitas pessoas a adotar um estilo de vida mais sedentário, mas o importante é transmitir a mensagem de que alimentação e o exercício físico não estão de quarentena.

Assim sendo, a AEFCNAUP traz-te este novo separador, de forma a reunir um conjunto de informação baseada em evidência científica para que possas continuar a seguir, a informar e a promover uma alimentação saudável, e agora mais do que nunca, da forma mais segura possível.

O papel do nutricionista

Fonte: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto 

5 regras para comunicar bem e com risco reduzido

Fonte: nutrimento.pt

"Em situações de crise como aquela que estamos a viver com a COVID-19, as precauções a ter com a comunicação devem ser reforçadas. No contexto da nutrição, a circulação de informação incorreta e imprecisa não é uma situação específica dos períodos de crise. É algo que tem acompanhado a evolução das ciências da nutrição. Mas a comunicação de má qualidade numa situação de crise poderá ter consequências bem mais sérias. Por esta razão, a comunicação do risco é um dos pilares essenciais na gestão de uma emergência de saúde pública. Neste pequeno texto, fazemos 5 recomendações para uma comunicação na área da nutrição com qualidade e para a minimização dos riscos." 

Convidamos-te a ler a notícia completa! 

Vamos por a alimentação sudável On em casa

Fonte: Direção Geral da Saúde (DGS)

"Este documento descreve brevemente a importância da alimentação na saúde e desenvolvimento das crianças, apresenta algumas regras simples para uma alimentação saudável para este grupo etário e que são para qualquer altura do ano e alguns cuidados especiais a ter neste período e, por fim, a oportunidade desta ocasião para uma aprendizagem comum sobre como preparar refeições familiares de qualidade." 
 
Deixamos o documento completo para leres!

Recomendações para uma alimentação em segurança

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição (APN)

A Associação Portuguesa de Nutrição partilha as recomendações da Direção-Geral da Saúde para uma alimentação em segurança, tendo como mote "Alguns gestos simples fazem a diferença na protecção contra a COVID19. Seja um agente da Saúde Pública." - DGS.

Nutrição e o Sistema Imune

Fonte: MDIP

"O potencial impacto da dieta no sistema imunológico, na prevenção de doenças e seu possível efeito terapêutico representa um desafio para os cientistas. Essa relação é estudada através de caso de dietas e nutrientes no contexto de doenças alérgicas e auto-imunes. Existem evidências de qualidade moderada, tanto da intervenção humana como de estudos observacionais, para sugerir que a dieta e os nutrientes individuais podem influenciar marcadores sistémicos da função imunológica e da inflamação. Ainda assim, existem inúmeros desafios para demonstrar o impacto de dietas definidas e intervenções nutricionais específicas. Um corpo crescente de evidências sugere que são necessárias considerações adicionais sobre padrões alimentares, composição e função do sistema imunológico e do microbioma intestinal e ainda modificações epigenéticas subsequentes, para melhorar o entendimento da influência da dieta no sistema imunológico." 

COVID-19 Orientações na área da Alimentação

Fonte: DGS

"A lavagem das mãos, as medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social serão sempre as medidas mais importantes para prevenir a propagação da doença por novo coronavírus (COVID-19). Contudo, sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.
Estes são os motivos pelos quais o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, publica este breve manual com Orientações na área da alimentação."

Consulta aqui o manual, que pode ser utilizado por profissionais de saúde e por toda a população, pois hoje, somos todos agentes de saúde pública.

Breves notas sobre Obesidade e COVID-19

Fonte: Pensar Nutrição

"Nos últimos dias tem vindo a avolumar-se informação científica sobre a relação entre a pandemia por SARS-CoV-2 e a “pandemia” por obesidade. Duas doenças que se espalham pelo mundo sem fronteiras e de forma mais ou menos rápida. A obesidade triplicou desde 1975, atinge cidadãos de todos os países do mundo e embora não sendo uma doença infeciosa mas sim uma doença crónica (e, portanto, a sua globalização não pode ser chamada uma pandemia) tende a instalar-se sem grande sucesso de tratamento entre os seres humanos. Em muitos países a situação é crítica, Nos Estados Unidos da América em 2020 estima-se que mais de 40% da população adulta seja obesa e que na população afrodescendente estes valores se situem perto dos 50%. A questão que começa agora a preocupar os profissionais da saúde é se as pessoas obesas, com esta prevalência elevada em todo o mundo são mais suscetíveis de desenvolver problemas graves quando infetadas pelo SARS-CoV-2 e que mecanismos podem estar envolvidos neste aumento de suscetibilidade. Os dados disponíveis até ao momento permitem concluir que a diabetes mellitus, hipertensão e obesidade aumentam a suscetibilidade individual à infeção por SARS-CoV-2, assim como o risco de complicações graves e morte por COVID-19."
Convidamos-te a ler a notícia completa!

Alimentação saudável em tempos de isolamento à base de conservas de pescado e leguminosas

Fonte: PNPAS

As conservas sempre foram alimentos bastante procurados quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade. No atual momento, felizmente, o mercado nacional oferece atualmente uma enorme variedade de conservas de pescado e de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…) que são alimentos de grande valor nutricional.
 
Por essa razão o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde e a (Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) elaborou este manual que resulta de uma colaboração com o Chef Fábio Bernardino. Aqui são apresentadas dezenas de receitas saudáveis, saborosas, rápidas e fáceis de preparar e ao mesmo tempo “sofisticadas”.

Podes consultar e descarregar o manual abaixo. 

Orientação Terapia Nutricional no doente com COVID-19

Fonte: Direção Geral da Saúde (DGS)

Foi publicada uma orientação da Direção-Geral da Saúde sobre a terapia nutricional no doente com COVID-19. O suporte nutricional é uma das componentes essenciais da prestação de cuidados a todos os doentes internados nas enfermarias (em áreas dedicadas a doentes COVID-19) e da prestação de cuidados da medicina intensiva, podendo reduzir o risco de complicações.

É um importante documento para todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente na prestação de cuidados aos doentes com COVID-19 e que realça a importância da terapia nutricional na abordagem terapêutica destes doentes, em particular para os doentes que se encontram hospitalizados, nomeadamente os doentes críticos.

Este foi um documento produzido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, com o apoio de algumas instituições como –  a Ordem dos Nutricionistas e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

Recomendações para o serviço de alimentação dos locais que acolhem pessoas idosas

Fonte: nutrimento.pt

Os Serviços de Alimentação dos locais que acolhem pessoas idosas podem ter um papel importante no combate à COVID-19, já que são espaços habituais de socialização e proximidade entre utentes e funcionários.
 

Neste documento, apresentam-se orientações para o fornecimento de uma alimentação segura e de organização do espaço físico de forma a minimizar o risco de infeção. Consulta o documento. 

O mundo pós-COVID e o novo papel dos Nutricionistas – Ensaio

Fonte: Pensar Nutrição

"A COVID-19 ao quebrar a velha dicotomia entre doença infeciosa e crónica e ao criar grupos de risco em torno da idade e da desregulação metabólica promovida pela alimentação inadequada e sedentarismo transforma uma infeção viral, altamente contagiosa e global, num enorme desafio social e político que nos obriga a pensar a nutrição de forma diferente."
Convidamos-te a ler a notícia completa!

 Suplementos Alimentares São Bens Essenciais?

Fonte: Ordem dos Nutricionistas

"Rui Rio considera essencial que os portugueses tomem suplementos alimentares para se protegerem contra a COVID-19, no entanto "não existe qualquer evidência científica" de que esses suplementos sejam necessários para esta doença em específico. 
Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, esclarece ao DN: "Não há nenhuma evidência científica ou recomendação de alguma autoridade científica, como por exemplo a OMS - Organização Mundial de Saúde, para a toma de suplementos alimentares neste momento em concreto. O que há é um reforço do habitual apelo da OMS para que as pessoas façam uma alimentação saudável, que providencie todos os nutrientes necessários"
Consulta a notícia completa!

Rua Dr. Roberto Frias S/N, 4200-465 Porto

225 074 432 | 220 407 977

aefcnaup@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon

Apoios: